sábado, 1 de agosto de 2009

Puccini, Giacomo - Turandot

.



Katia Ricciarelli (Soprano - Turandot)
Barbara Hendricks (Soprano - Liù)
Placido Domingo (Tenor - Calaf)
Ruggero Raimondi (Bass - Timur)
Gottfried Hornik (Baritone - Ping)
Heinz Zednik (Tenor - Pang)
Francisco Araiza (Tenor - Pong)
Siegmund Nimsgern (Baritone - Mandarin)
Piero de Palma (Tenor - Emperor Altoum)

Vienna State Opera Chorus
Roberto Benaglio
Wiener Philharmoniker
Vienna Boys Choir
Herbert von Karajan
1981




CD1 - - - - CD2
¨

4 comentários:

otavio disse...

Katia Ricciarelli como Turandot ??? Ouço não ouço ?

. disse...

Acredito que a Callas foi fundamental para que as sopranos que a seguiram interpretassem a perva e sádica Turandot. De certa forma, representar a doce e politicamente correta Liu, sempre me pareceu um pouco mais fácil ou palatável... Ou não?

Anônimo disse...

Me parece incrível esse "pré-conceito" de ditos apreciadores ou amantes de ópera com esse ou aquele cantor, no caso acima, Kátia Ricciarelli. Grande Diva (em seu tempo), com técnica e voz belíssima, cantou e gravou dezenas de óperas que felizmente podemos ouvir e conferir até agora. Hoje não canta mais nada? Menos mal. Já teve seu auge, pois já cantou muito, se tornou um nome mundial, e aí estão todas as suas gravações provando isso, e de um repertório imenso que inclue Verdi, Rossini, Donizetti, Puccini, Bellini e tantos outros, em ópera e música sacra e ao lado dos maiores tenores de sua época.
Não seria a Turandot ideal? Para muitos não. Mas cantou "sua" Turandot. Não foi a "Aída" ideal? Mas cantou a "sua" Aída. Não teve o peso de uma Callas, Caballé ou Marton nessas duas óperas? Mas encarnou essas personagens e deu a elas a "sua" interpretação. Se fosse assim, Caballé nunca poderia ter gravado Lucia di Lammermoor, e está aí, para quem quiser ouvir, a gravação da grande diva espanhola com Carreras. Marton nunca deveria ter ousado cantar Leonora do Trovador e aí está seu vídeo ao lado de Pavarotti. Nem Demitrova deveria ter feito I Lombardi, nem Sills deveria ter cantado Norma e muito menos Price cantado La Força do Destino na ponta dos pés pra alcançar os agudos já em sua fase menos feliz. Já ouvi comentários semelhantes sobre gravações de Pavarotti e de Domingo. "Será que devo ouvir a Traviata de Cotrubas por ter como Alfredo o Plácido Domingo"?
Ora, parem com esses preconceitos idiotas. Ouçam primeiro, e se não gostarem, então critiquem. Falem mal, dêem suas opiniões... mas parem de fazer perguntas como esta aí acima como se não pudessem perder uma hora e meia ou duas horas de seus preciosos tempos ouvindo uma gravação que, na maioria das vezes, vai fazê-los mudar de opinião com relação a tais cantores. Se fosse assim, nem mesmo Callas deveria ter se metido a cantar o primeiro ato como Violeta, com sua voz escura e pesada!

Diomedes disse...

Pah, la verdad que la grabación de Lucia de Montserrat Caballé no me hizo cambiar de opinión sobre ella ni mucho menos, y se podría haber bien excusao de grabar semejante porquería. ¿Desde cuándo es un concepto de calidad el "suyo"? Yo, tenor, podría cantar "mi" Turandot, mucho más "mía" que la Turandot de Ricciarelli. ¿Verdad que están impacientísimos de escucharla?
En cuanto la Turandot de Ricciarelli, recomiendo escucharla, porque si bien no es la voz más adecuada para el personaje, el talento musical de Ricciarelli se impone, y me han dicho que si uno la sigue partitura en mano, no hay quien respete tanto el original.
La pregunta puede haber sido idiota, pero yo y tantos otros nos hicimos exactamente la misma. Creo que tiene razón "Anónimo" y que no se pierde demasiado simplemente probando. Ahora bien, si su mensaje pretendía ser un consejo, no entiendo mucho el porqué del tono.