sábado, 25 de julho de 2009

Donizetti, Gaetano - Anna Bolena

.



Enrico VIII, re d'Inghilterra - Paul Plishka
Anna Bolena, sua moglie - Montserrat Caballé
Giovanna Seymour, damigella di Anna - Elena Obraztsova
Lord Rochefort, fratello di Anna - Carlo Del Bosco
Lord Riccardo Percy - Antonio Savastano
Smeton, paggio e musico della regina - Elena Zilio
Signor Hervey, uffiziale del Re - Giampaolo Corradi

Orchestra e Coro del Teatro alla Scala di Milano
Giuseppe Patané
1982

Esta gravação corresponde a uma única, porém tumultuada temporada em que a Caballé interpretou
Anna Bolena.
Debaixo de muita expectativa, já que desde a era Callas não se levava essa ópera no alla Scala, e enfrentando um ambiente hostil, onde haviam anunciado, a uma platéia dividida entre aqueles que acreditavam nos novos artistas e as "viúvas" de Maria Callas, que a partir de então a Caballé seria substituída por Ruth Falcon.
No auge de uma situação fora de controle, eis que nem mesmo a subida de Giulietta Simionato ao palco - ela que tantas vezes havia interpretado Giovanna Seymour ao lado da Callas - conseguiu acalmar os ânimos...
Enfim, em meio a esse imbróglio todo pelo menos duas curiosidades resultaram desta apresentação:
A primeira referente a uma nota agudíssima (algo que alguns chamariam de "sobre-ré"), na ária "Giudici... ad Anna" (final do primeiro ato), coisa que levou a pláteia, ainda que dividida, a aplaudí-la freneticamente. A segunda, quase o oposto, diz respeito a uma falha da Caballé logo no início do "Piangete voi?", momento em que se ouvem alguns apupos, chegando alguém mais exaltado a chamá-la de BRUXA!
Na sequência, com toda competência e talento que Deus lhe deu, ela canta maravilhosamente o "Al dolce guidami..." levando o público - e pelo volume de aplausos talvez até mesmo algumas "viúvas" - ao mais retumbante delírio.

Ao lado das quatro versões de hoje não se pode deixar de lado aquela postada anteriormente, e de quem dominou o papel de Anna Bolena nos anos 70, a fantástica Beverly Sills




CD1[a] - - - CD1[b] - - - CD2[a] - - - CD2[b]
¨

3 comentários:

otavio disse...

Rapaziada...a coisa por aqui tá cada vez melhor. Essa postagem foi de animar qualquer humor. Nota 1.000. Tá na hora de uns blogs e sites por aí fecharem as portas e por o pé na estrada.
Me digam uma coisa: essa substituição da Caballé pela Ruth Falcon se deu quando ? Durante essa gravação ? E quando foi que a Simionato subiu ao palco ?

. disse...

O anúncio de que ela seria substituída pela Ruth Falcon (que no final das contas não a substituiu, já que o papel acabou sendo entregue à Cecília Gasdia), assim como a subida da Simionato ao palco (imagino que ela não estivesse presente por puro acaso, mas por ter interpretado essa ópera várias vezes ao lado da Callas) acontecerem pouco antes de começar a gravação, o que evidentemente apenas contribuiu para jogar a platéia contra a Caballé.

O começo da história está contado neste vídeo do Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=04o7qsc8NyU&feature=related

O desdobramento se acha narrado aqui e ali como, por exemplo, se pode ver nesta crônica:

http://listserv.bccls.org/cgi-bin/wa?A2=ind9504A&L=OPERA-L&P=119691

Chiaroscuro disse...

She is great, best after Callas